Roteiro da Arquitetura

A riquíssima região em que se localiza o CT², consolida-se como uma grande e variada mostra de arquitetura ao ar livre. Inúmeras são as construções de valor histórico e que carregam em sua arquitetura diferenciada, verdadeiras manifestações de conhecimento gerado em outras épocas e também na atualidade. As marcas do saber encontram-se nos prédios, nas antigas fábricas, nas modernas indústrias, nos casarões, nas construções rurais, nas sedes de fazendas, nas igrejas e templos religiosos e em tantas outras edificações existentes no Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia.
O ontem e o hoje são demonstrados claramente na arquitetura desta maravilhosa região.

Atrativo
Município
Casa de Cultura “Hermann Müller”
Americana
Casarão Salto Grande
Americana
Matriz de Santo Antônio (Velha)
Americana
Matriz de Santo Antônio (Nova)
Americana
Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”
Campinas
Academia Campinense de Letras
Campinas
Torre do Castelo
Campinas
Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição
Campinas
Museu da Imagem e do Som - MIS e Centro de Documentação
 (Palácio dos Azulejos)
Campinas
Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” - Macc
Campinas
Escola Preparatória de Cadetes do Exército
Campinas
Jockey Club Campineiro
Campinas
Estação Cultura
Campinas
Biblioteca Pública Municipal “Pref. Adone Bonetti”
Jaguariúna
Centro Cultural de Jaguariúna
Jaguariúna
Matriz Centenária Santa Maria
Jaguariúna
Ponte Pedro Abrucêz - Cia. Mogiana
Jaguariúna
Casarão da Pousada Vila Bueno
Jaguariúna
Prédio da Secretaria da Educação
Jaguariúna
Fazenda da Barra
Jaguariúna
Conjunto Arquitetônico do Centro de Jaguariúna
Jaguariúna
Palacete Levy
Limeira
Gruta da Praça Toledo Barros
Limeira
Teatro Vitória
Limeira
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Assumpção
Limeira
Edifício Prada
Limeira
Centro Cultural Coronel Flamínio Ferreira de Camargo
Limeira
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Limeira
Palacete Tatuiby
Limeira
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Nova Odessa
Centro Cultural Herman Jankovitz
Nova Odessa
1ª Igreja Batista de Fazenda Velha
Nova Odessa
Conjunto Arquitetônico e Calçadão da Rua do Porto
Piracicaba
Parque do Engenho Central Barão de Rezende
Piracicaba
Passarela Pênsil “Tião Carreiro”
Piracicaba
Teatro São José
Piracicaba
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq
Piracicaba
Catedral Metodista
Piracicaba
Centro Cultural Martha Watts
Piracicaba
Usina Santa Bárbara
Santa Bárbara D’Oeste
1ª Igreja Batista (Cemitério dos Americanos)
Santa Bárbara D’Oeste
Igreja Matriz
Santa Bárbara D’Oeste
Museu da Imigração
Santa Bárbara D’Oeste
Estação Cultural (Antiga Estação Ferroviária)
Santa Bárbara D’Oeste
Casarão Sertãozinho
Sumaré
Estância Árvore da Vida
Sumaré

 

Casa de Cultura “Hermann Müller”– Americana

Instalada em 2001 na antiga residência de Hermann Muller Carioba. Sua construção, em estilo germânico, acolhe exposições periódicas de artistas locais e da região. Oferece oficinas culturais e salas para eventos da área cultural.

Informações

Endereço: Rua Carioba, 2001- Bairro Carioba - Americana/SP
Telefone: (19) 3462-6048
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 09h00 as 17h00. Sábados das 10h00 às 16h00.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Casarão Salto Grande – Americana

O Casarão encontra-se na sede da antiga fazenda Salto Grande, um prédio do século XVIII, construído em taipa de pilão, com estrutura e fundações em madeira de lei, em estilo colonial mineiro. Uma das mais antigas construções de toda região. Localizado na confluência dos rios Atibaia e Jaguari, o casarão abriga um acervo diversificado, formado por fotografias, mapas, objetos históricos, máquinas, mobiliário, instrumentos de tortura usados pelos capatazes para castigar os negros que trabalhavam na fazenda, e outros objetos, sempre buscando contar um pouco da história da consolidação da cidade, de seu povo e dos períodos históricos que ela presenciou. Ao lado do prédio localizava-se a senzala dos escravos, que desabou durante uma tempestade que atingiu a região. O prédio é tombado pelo Condephaat desde 1982.

Informações

Endereço: Av. Nicolau João Abdalla, 5005 Salto Grande - Americana/SP
Telefone: (19) 3469-1898
Horário de funcionamento: De Segunda a sexta das 8h00 às 12h00, com agendamento antecipado e das 12h00 às 17h00 para visitação normal. Aos sábados e domingos das 12h00 às 17h00.



Matriz de Santo Antônio (Velha) – Americana

Igreja do final do século XIX, construída em estilo barroco por imigrantes italianos. A Velha Igreja Matriz de Santo Antônio representa a tradição do povo americanense e é um marco na sua história.
Informações

Endereço: Praça da Matriz, s/nº - Centro - Americana/SP
Entrada: Franca




Matriz de Santo Antônio (Nova) – Americana

A Matriz de Santo Antônio foi construída por imigrantes italianos e seus descendentes. É uma das maiores igrejas católicas construídas no estilo neoclássico no país. Suas paredes e teto têm pinturas que são verdadeiras obras de arte. De cada janela foi feito um vitral com um dos dez mandamentos.

Informações

Endereço: Praça Pio XII, -Centro - Americana/SP
Telefone: (19) 3461-5126
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.



Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” – Campinas

O espaço foi inaugurado pela Prefeitura Municipal no dia 15 de janeiro de 1977, porém a sua historia teve inicio em 1975, quando o empreendedor e astrônomo amador dos mais competentes Dr. Lauro Péricles Gonçalves, na época prefeito de Campinas, planejou inaugurar o primeiro observatório astronômico municipal do Brasil.
Para esta empreitada viu-se a necessidade de uma equipe técnica e através desta selou-se um convênio com o Observatório de Capricórnio, entidade sem fins lucrativos, fundada e dirigida pelo saudoso astrônomo, Jean Nicolini.

Informações

Endereço: Serra das Cabras, s/nº - Joaquim Egídio - Campinas/SP
Telefone: (19) 3298-6566
Horário de funcionamento: Domingo das 17h00 às 21h00, e em outros horários conforme os eventos astronômicos são previstos.
Entrada: R$ 3,00

Clique aqui para visualizar o mapa.



Academia Campinense de Letras – Campinas

A Academia Campinense de Letras foi criada em 1956 e o edifício de sua sede é marcado pela arquitetura grega, do estilo dórico.
Em 17 de maio de 1956, por iniciativa do então secretário municipal de educação e cultura, Professor Francisco Ribeiro Sampaio, os mais destacados nomes da intelectualidade Campinense se reuniram nas dependências do Teatro Municipal para decidir sobre a fundação da Academia Campinense de Letras. A sessão de posse e instalação ocorreu a 22 de novembro do mesmo ano, tendo sido eleito como primeiro presidente o próprio Prof. Sampaio.
A Academia possui uma renomada biblioteca, que à época da publicação da resenha histórica, em 1981, contava com cerca de 4 mil volumes, em livros, opúsculos, revistas e periódicos.

Informações

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 525 – Centro – Campinas/SP
Telefone: (19) 3231-2854
Horário de funcionamento: De Segunda à Sexta das 8h00 às 16h00.
Entrada: Franca.


Clique aqui para visualizar o mapa.



Torre do Castelo – Campinas

A Torre do Castelo é um símbolo de grande importância histórica e cultural para a cidade. O local, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), é um dos principais pontos turísticos da cidade e o mais importante marco geodésico do Estado de São Paulo. Com 27 metros de altura, situa-se a aproximadamente 735 metros de altitude. Em dias claros é possível avistar várias cidades da região, como Valinhos, Hortolândia, Sumaré e Paulínia.
O prédio abriga ainda parte do acervo do museu da Sanasa (departamento de água e esgoto) com peças antigas, utilizadas no início do abastecimento público da cidade.
A construção é da década de 30 e abriga uma antiga caixa-d’água com encanamentos de ferro fundido, importados da França.
O Castelo d’água, com capacidade para 250 mil litros de água, foi criado com o duplo propósito de abastecer os bairros que se formavam na região norte de Campinas e de ordenar o crescimento da malha urbana nesta direção.
Erguido em um dos extremos da triangulação geodésica da cidade, ponto estratégico definido no Plano de Melhoramentos de Campinas, o prédio registra um período em que as cidades começavam a ter planejamento urbano. A rotatória da Torre, conhecida também como balão do Castelo, recebe o trânsito de pelo menos seis vias vindas de todas as direções, à semelhança da rotatória onde está o Arco do Triunfo, em Paris.

Informações

Endereço: Praça 23 de Outubro - Campinas/SP
Telefone: (19) 3735-5158
Horário de funcionamento: Diariamente das 12h00 às 20h00
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.


Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição – Campinas

Ao longo dos 76 anos de construção, a Igreja receberia ornamentações em cedro vermelho (disponíveis em terrenos próximos) trabalhado em estilo barroco brasileiro pelo artista baiano Vitoriano dos Anjos (entre outros).
Com estruturas feitas de taipa, a Igreja, no entanto, apresentaria problemas para a conclusão da fachada, só tornando-se possível o acabamento com a intervenção do engenheiro Dr. Francisco de Paula Ramos de Azevedo que, a partir do projeto do arquiteto Cristóvan Bonini, edificaria nova estrutura de tijolos, capaz de sustentar os "apliques" decorativos.
Em 1923 a Catedral passou por novas reformas que criaram, entre outras intervenções, uma cúpula de cimento capaz de sustentar uma imagem da Virgem Maria, em lugar de um pequeno zimbório de vidros coloridos.
No interior do edifício encontramos ainda, uma movelaria antiga composta de peças trabalhadas em madeiras, cadeiras austríacas, trono episcopal, crucifixo, lustres, candelabros de prata, órgão (de 100 anos), sacristia, relógio de parede e 4 sinos. Abriga também em seu interior o Museu de Arte Sacra.

Informações

Endereço: Praça José Bonifácio, s/nº - Centro - Campinas/SP
Telefone: (19) 3231-2085 / 3236-5574

Clique aqui para visualizar o mapa.



Museu da Imagem e do Som - MIS e Centro de Documentação (Palácio dos Azulejos) – Campinas

O Palácio dos Azulejos é a única edificação na cidade considerada patrimônio nacional, tombado pelo IPHAN. Também reconhecido como patrimônio estadual e municipal, foi tombado pelo CONDEPHAAT (1981) e CONDEPACC (1988).
Construído para residência de Joaquim Ferreira Penteado, o Barão de Itatiba, funcionou como solar residencial até 1908, quando foi vendido à Prefeitura Municipal de Campinas, que o ocupou como sede do governo municipal até 1968; a partir desta data permaneceu seu uso público pela SANASA (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A) até 1996, ocasião em que foi transferido para Secretaria Municipal de Cultura.
Trata-se de imponente prédio que, em conjunto com outras edificações urbanas do período, é representante do que se identificou como a construção da “modernidade” de Campinas no século XIX.
Na década de 50, foi assunto e alvo de polêmica apaixonada na imprensa local, onde um grupo de cidadãos defendia a criação de um museu histórico e pedagógico e outro sugeria sua demolição. Na década de 70, quase se tornou sede do recém criado MIS. Verifica-se, portanto, que a idéia de um museu, e do próprio MIS, no local é mais remota.
O conceito de instalar instituições museológicas em prédios históricos acompanha o museu desde seus primórdios. Nesse caso a fusão do MIS com o Palácio dos Azulejos contribuiu para ampliar o potencial de memória de ambos no contexto cultural de Campinas; o MIS com suas linguagens relacionadas à modernidade e o Palácio, relacionado à tradição e ao poder, agora nesse novo uso, atualizado e democratizado.
O Palácio dos Azulejos é um dos símbolos da história da cidade e por isso foi escolhido como um dos marcos da revitalização do centro de Campinas.

Informações

Endereço: Rua Regente Feijó, 859 - Centro- Campinas/SP
Telefone: (19) 3235-5000
Horário de funcionamento: Previamente agendado

Clique aqui para visualizar o mapa.

Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” - Macc – Campinas

Fundado em 1965 pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Campinas, funcionou até 1976 no antigo prédio da CPFL, na Avenida da Saudade, quando o milionário campineiro Roque Mellilo doou para a cidade o atual edifício do museu, que, em homenagem ao artista plástico campineiro, passou a chamar Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”.
Num espaço de 1300m2, estão instalados a administração, biblioteca, salão de exposição, e um espaço para reserva técnica além de uma sala climatizada com 140m2.
O Museu possui um acervo composto por 660 obras entre esculturas, pinturas, objetos e instalações artísticas, originadas principalmente através de doações dos artistas e dos Salões de Arte Contemporânea, já realizados, onde grandes nomes no cenário artístico como Cláudio Tozzi, Antonio Henrique do Amaral, José Roberto Aguilar, Mira Schendell, entre outros, começaram sua carreira.

Informações

Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro - Campinas/SP
Telefone: (19) 3236-4716 / 2116-0346
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 9h00 às 17h00, sábados e domingos das 11h00 às 18h00.
Clique aqui para visualizar o mapa.


Escola Preparatória de Cadetes do Exército – Campinas

No início da década de 40 a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, foi transferida de São Paulo para Campinas.  A doação inicial do terreno foi feita pelo Governo do Estado, em 1944 e um acordo firmado entre o Ministério da Guerra e o Estado, encarregou o projeto ao arquiteto Ernani Val Penteado, que definiu o projeto da seguinte forma:
"O Referido Projeto Consiste em um conjunto de quatro pavilhões, ao redor de enorme praça de armas, contando, para maior facilidade de circulação, com grandes galerias na face interna. Porque quatro pavilhões? Porque três se destinariam aos alunos em preparação para cada uma das três armas (Marinha-Exército-Aeronáutica), ficando o quarto com o curso básico, formado pelo primeiro ano.” Escolhida a área na região da Fazenda Chapadão, a obra foi iniciada em 1944. O Governo do Estado de São Paulo conduziu a obra até o estágio conveniado para então passá-la ao Ministério da Guerra, a quem caberia concluí-la. Face à sua magnitude, faltaram recursos, na época, para a conclusão e, durante alguns anos, a obra ficou parada e a Escola abandonada. O Estado, em conseqüência, anulou a doação feita em 1944.
Posteriormente, o avaliador do Estado, assim se pronunciou:
" O prédio foi construído para fins militares, pois sua destinação original era a instalação da Escola Preparatória de Cadetes. O seu aspecto externo e de conjunto, entretanto, não denunciam um quartel. É belo e agradável à vista, com a sua fachada em estilo colonial. A sua estrutura, demasiadamente pesada, é que mostra para que fim foi construído. Previu-se, naturalmente, uma fortaleza inexpugnável.”

Informações

Endereço: Av. Papa Pio XII 350, Jardim Chapadão- Campinas/SP
Telefone: (19) 3744 2000

Clique aqui para visualizar o mapa.

Jockey Club Campineiro – Campinas

Um dos mais belos patrimônios históricos e culturais de Campinas, o prédio do Jockey Club Campineiro é preservado por decisão do Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), desde dezembro de 1994. Segundo descrição do processo de tombamento, “o prédio foi construído em 1925, em estilo eclético, com características art nouveau e elementos neo-renascentistas, como era de gosto na época”; ele conta com uma área de 1.371,80 m², divididos em três pavimentos.
Patrimônio cultural que se ergue imponente na Praça Antônio Pompêo, a poucos metros do marco zero da cidade.
A história do Jockey Club Campineiro é indissociável das corridas de cavalos, que tiveram seus primeiros registros em torno de 1877, quando parelhas de cavalos corriam pelo local onde seria a Avenida Andrade Neves, próximo à estação de trens (o que facilitava o transporte de cavalos de São Paulo que vinham correr) e a botecos de prostituição.

Informações

Endereço: Praça Antônio Pompeo, 39 - Centro - Campinas/SP
Telefone: (19) 3236-4716 / 2116-0346




Estação Cultura – Campinas

A Estação Cultura de Campinas é um dos maiores e mais bem conservados prédios históricos da cidade. Seu estilo arquitetônico lembra construções inglesas, e não falta o relógio no melhor estilo big-ben. Campinas servia então como importante entroncamento ferroviário entre a Cia. Paulista, que servia a capital e o porto de Santos, a Cia. Mogiana (conexão com Minas Gerais) e a Cia. Sorocabana. Outra curiosidade é o cofre localizado na antiga chefia de estação, de fabricação inglesa, onde ficavam as encomendas de maior valor.

Informações

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n° – Centro - Campinas/SP
Telefone: (19) 3234-5000 / 3705-8000
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h00 às 18h00. Sábado e domingo, somente quando há eventos programados.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Biblioteca Pública Municipal “Pref. Adone Bonetti”– Jaguariúna

A Biblioteca está instalada no casarão construído em 1895, que pertenceu ao Capitão Ulysses Mazotti, um dos mais antigos moradores do então "Distrito de Jaguary". Funcionou como o primeiro cartório da cidade e também onde foi realizada a primeira eleição no então "Distrito de Jaguary". Com projeto do engenheiro Guilherme Giesbrect  foi restaurado, tendo servido também como restaurante e local de eventos. Restaurado e revitalizado em 2005, passou a abrigar a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Adone Bonetti.

Informações

Endereço: Rua Cândido Bueno, 423 - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3837-3375

Clique aqui para visualizar o mapa.


Centro Cultural de Jaguariúna – Jaguariúna

É um monumento ferroviário restaurado, que utiliza os seus salões para cursos, eventos artísticos, seminários e reuniões; acolhe também a Biblioteca Municipal, a Rádio Educativa Municipal e uma lanchonete, o Botequim da Estação. É um dos locais mais agradáveis da cidade.
Envolto por amplos gramados ajardinados, servido pelas avenidas marginais, com grande área de estacionamento, o Centro Cultural fica em local privilegiado no centro de Jaguariúna, em frente ao Terminal Rodoviário.
Numa das áreas gramadas há a réplica de uma Caravela, feita para homenagear o aniversário de 500 anos do descobrimento do Brasil. No entorno dos jardins foram plantadas árvores de pau Brasil.
O grande destaque do local é a locomotiva Maria Fumaça e o seu carro restaurante, que foram totalmente restaurados.
A antiga estação da Cia. Mogiana foi inaugurada em 15 de Dezembro de 1945. Desativada desde os anos 70, o prédio histórico foi restaurado pela prefeitura e transformado em Centro Cultural a partir de 1991.

Informações

Endereço: Avenida Marginal, 600 – Centro - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3867-4223
Horário de funcionamento: De terça a Domingo das 9h00 às 18h00.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Matriz Centenária Santa Maria – Jaguariúna

Arquitetada pelo engenheiro alemão Guilherme Giesbresht, em torno de 1986 a bela Igreja tem traços góticos bizantinos.

Informações

Endereço: Praça Umbelina Bueno, Centro - Jaguariúna
Telefone: (19) 3867-1535

Clique aqui para visualizar o mapa.


Ponte Pedro Abrucêz - Cia. Mogiana – Jaguariúna

A ponte ferroviária da antiga Cia. Mogiana, também conhecida como "Ponte do Jatobazeiro", foi inaugurada em agosto de 1875 com a presença do Imperador D. Pedro II e da Princesa Isabel, que, na ocasião, hospedaram-se na Fazenda Jaguari (hoje Santa Úrsula), de propriedade do Barão de Ataliba Nogueira. A ponte foi construída para passagem do trem a vapor.
Hoje em dia, a referida ponte dá acesso aos bairros de Jaguariúna localizados na margem esquerda do Rio Jaguari. A ponte está ao lado do Parque Ecológico do Jatobazeiro, onde a mata ciliar foi recentemente replantada.

Informações

Endereço: Av. Marginal , s/nº – Centro - Campinas/SP

Clique aqui para visualizar o mapa.


Casarão da Pousada Vila Bueno – Jaguariúna

Casarão que pertenceu ao Coronel Amâncio Bueno, fundador de Jaguariúna, construído, provavelmente, nos anos 80 do século XIX. Conforme escritura, a casa foi doada em 1905 a Da. Hermelinda e seus filhos naturais.
As portas originais; os afrescos redescobertos, encontrados debaixo de uma grossa camada de tinta; o porão, onde é possível apreciar as técnicas de construção da época, e as grandes janelas que facilitavam a entrada da luz natural, nos remetem a uma viagem no tempo em que a Vila Jaguari apenas começava a existir.
O referido prédio histórico foi transformado em uma agradável pousada que manteve as suas características arquitetônicas sem, no entanto, prejudicar o conforto e o requinte. No quintal, uma árvore de Pau d'Alho, centenária, é testemunha de um passado em que o grão verde cultivado em imensos cafezais gerou riqueza e poder na região e no Brasil.

Informações

Endereço: Rua Alfredo Engler, 184 - Centro - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3867-3320
Horário de funcionamento: Exclusivo para hóspedes e visitantes.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Prédio da Secretaria da Educação – Jaguariúna

O prédio que hoje abriga a Secretaria Municipal de Defesa Social pertenceu à Cia. Mogiana de Estradas de Ferro. A restauração e revitalização foi coordenada por Pedro Abrucez, ex-ferroviário que também exerceu funções políticas no município. O patrimônio histórico municipal é constituído de duas casas: uma em alvenaria de pedra, com quase um século e meio; e a outra, também para lá de centenária, edificada com tijolo à vista.

Informações

Endereço: Av. Marginal, 131 - Jaguariúna/SP
Telefone: (19) 3867-4237

Clique aqui para visualizar o mapa.


Fazenda da Barra – Jaguariúna

Teve inicio em meados do século XIX com a cultura do café e outros cereais. Em breve será restaurada e abrigará um projeto educacional.
A Fazenda da Barra, remanescente da época de ouro do ciclo cafeeiro paulista, mantém dois galpões para armazenagem de grãos, capela, terreiro de café e a roda d’água usada para geração de energia.
Em antigas terras da fazenda surgiu o atual bairro Guedes, a 3,5 km do centro da cidade.

Endereço: Bairro do Guedes – Jaguariúna/SP

Palacete Levy – Limeira

Concebido para servir de residência a Sebastião de Barros Silva, em 1881, atualmente é sede da Secretaria Municipal de Cultura, da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes e da Sociedade Pró-sinfônica de Limeira. É utilizado em várias atividades culturais, como exposições, palestras e eventos.

Informações

Endereço: Largo da Boa Morte, 11 – Centro - Limeira/SP
Telefone: (19) 3451-0502

Clique aqui para visualizar o mapa.


Gruta da Praça Toledo Barros – Limeira

A Gruta foi criada inicialmente para servir como coreto, tendo sido inaugurada em meados de 1920, pelo artista Octávio Monti (Ettore Monti).
Possui um labirinto traçado sob a cúpula, que reproduz um desenho que se encontra em inúmeras representações antigas. Sua arquitetura tem muito a ver com o Maneirismo, que proporcionava maior liberdade e aproximação à natureza.
De 1946 a 1967 funcionaram no seu interior, um bar, um café e uma bomboniere. Reformada em 1990, por fora é revestida de pedras e por dentro é feita de tijolos, possuindo dois pavimentos, onde do superior, se tem uma bela vista da praça.
Informações
Endereço: Praça Toledo de Barros – Centro - Limeira/SP
Telefone: (19) 3867-4223

Clique aqui para visualizar o mapa.



Teatro Vitória – Limeira

Construído pela Santa Casa de Misericórdia, no local do Antigo Teatro da Paz.
Mais tarde, levou o nome de Cine Vitória, que além de cinema, funcionava como teatro, tribuna de reivindicações populares e palco de apresentações cívicas, artísticas, recreativas e sócio-culturais.
Foi reformado e reinaugurado em 1996 e hoje está apto a recepcionar espetáculos de grande porte, com capacidade de 670 lugares, recebendo apresentações freqüentes e exposições no hall de entrada.

Informações

Endereço: Praça Toledo Barros, s/nº - Centro - Limeira/SP
Telefone: (19) 3451-2675 / 3451-6679
Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 18h00.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Assumpção – Limeira

Construção do século XIX, em taipa de pilão, datada de 1867, possui seu teto e altar totalmente trabalhados. Todo ano acontece a Festa da Padroeira, no dia 15 de Agosto.

Informações

Endereço: Largo da Boa Morte, s/nº - Centro - Limeira/SP
Telefone: (19) 3441-6708
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 7h00 às 17h00.Sábado das 7h00 às 11h00 e as 16h00, horário da missa.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Palacete Tatuiby – Limeira

Construído pelo Coronel Flamínio Ferreira de Camargo, cidadão proeminente na história de Limeira, em 1900, com material de alta qualidade.
Posteriormente foi desapropriado e hoje é sede da Secretaria de Educação.

Informações

Endereço: Praça Vereador Vitório Bortolan Filho, 135 - Centro - Limeira/SP
Telefone: (19) 3441-1024


Edifício Prada – Limeira

O Edifício Prada, construído em 1937, é a atual sede da prefeitura de Limeira.
Abrigou a antiga companhia Chapéus Prada S/A.

Informações

Endereço: Rua Doutor Alberto Ferreira, 179 – Centro – Limeira/SP
Telefone: (19) 3404-9600
Clique aqui para visualizar o mapa.


Centro Cultural Coronel Flamínio Ferreira de Camargo – Limeira

O Centro Cultural, localiza-se no edifício de 1906, onde funcionou o Grupo Escolar Coronel Flamínio Ferreira. Desativada a escola, o prédio abriga atualmente o Museu Histórico Major José Levy Sobrinho e a Biblioteca Municipal João de Souza Ferraz.

Informações

Endereço: Rua Boa Morte nº 471 – Centro - Limeira/SP
Telefone: (19) 3442-8470

Clique aqui para visualizar o mapa.



Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores – Limeira

Em 1826 foi fundada, juntamente com seu povoado, a Antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, que na época teve o título de capela de Nossa Senhora das Dores de Tatuiby.
A primitiva Igreja tinha seu alinhamento quase na altura da atual Rua Barão de Campinas.
Bento Manoel de Barros, construtor da igreja, um dos primeiros povoadores do sertão de Tatuiby, recebeu o título de 1º Barão de Campinas por sua contribuição para a construção de duas igrejas da cidade (Igreja Matriz e Igreja da Boa Morte e Assumpção).
A nova Matriz foi inaugurada em 1876.
Demolida na década de 40, foi reconstruída e hoje é sede da diocese de Limeira.

Informações

Endereço: Praça Luciano Esteves, s/ nº - Limeira/SP
Telefone: (19) 3441-2999
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 6h30 às 18h00. Domingos das 6h00 às 11h00 e das 17h30 às 19h30.

Clique aqui para visualizar o mapa.



Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores – Nova Odessa

O terreno onde se encontra a Igreja Matriz de Nova Odessa foi doado pelo governo em 05 de janeiro de 1915. Em 03 de dezembro de 1916, inaugurou-se a Capela de Nossa Senhora das Dores, pertencente à Paróquia de Americana. As imagens de Nossa Senhora das Dores e de São Sebastião, que vieram da Espanha, foram doadas por Francisco de Toledo.
Em 23 de dezembro de 1948, a capela de Nossa Senhora das Dores de Nova Odessa foi elevada à categoria de Paróquia, desmembrando-se da Paróquia de Santo Antonio de Americana, ficando anexada à Diocese de Campinas.

Informações

Endereço: R. Duque de Caxias 200 - Centro- Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3466-1513
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h00 às 18h00

Clique aqui para visualizar o mapa.



Centro Cultural Herman Jankovitz – Nova Odessa

No Centro Cultural Herman é possível observar o trabalho de artistas locais, regionais e de escolas de arte, além de uma pequena exposição fixa de objetos históricos da cidade e, algumas vezes, mostras fotográficas.
No estabelecimento há, ainda, a Biblioteca Municipal Antônio Fernandes Gonçalves, a sede da Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo e, por fim, um centro de acesso gratuito à internet. Além disso, o local abriga a Casa de Brinquedos, uma brinquedoteca gratuita que funciona no mesmo horário das mostras, para a diversão das crianças.

Informações

Endereço: Av. João Pessoa, 253 - Centro – Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3446-2496
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8h00 às 16h30

Clique aqui para visualizar o mapa.



1ª Igreja Batista de Fazenda Velha – Nova Odessa

A 1ª Igreja Batista de Nova Odessa surgiu para atender à comunidade leta que se instalou no município. Os colonos letos instalaram-se nas seções Nova Odessa, Fazenda Velha e Engenho Velho, que já somavam, ao todo, 97 lotes rurais e 112 lotes urbanos. Os batistas concentravam-se à volta da Fazenda Velha. Os primeiros cultos batistas realizaram-se no paiol da fazenda Velha, sob a orientação de Anss Araium. O 1º Templo Batista foi inaugurado em 1918, na época era um dos melhores de todo sul do Brasil.

Informações

Endereço: Estrada Municipal Rodolfo Kivitz – Nova Odessa/SP
Telefone: (19) 3476-2729

Clique aqui para visualizar o mapa.



Conjunto Arquitetônico e Calçadão da Rua do Porto – Piracicaba

É o retrato da memória de Piracicaba que conserva toda tradição ribeirinha. As casinhas de pescadores permanecem quase imutáveis dentro do perímetro central da cidade. Tombados pelo CODEPAC, ali se concentra inúmeros bares rústicos, que servem o famoso lambari frito e o peixe assado sobre o latão, acompanhado da famosa caipirinha piracicabana. O Parque da Rua do Porto guarda no bucolismo da paisagem um pedaço da história de Piracicaba.
No local são realizados a ‘Festa da Cachaça e do Peixe’ e também o ‘Festival Gastronômico’.

Informações

Endereço: Calçadão da Rua do Porto, 1433 - Centro - Piracicaba/SP



Parque do Engenho Central Barão de Rezende – Piracicaba

Situado às margens do Rio Piracicaba, com imponentes construções datadas do século passado, que um dia já abrigaram moendas e caldeiras para a produção de açúcar, o Engenho Central é hoje um dos mais belos cenários da cidade de Piracicaba.
O Engenho Central compõe o sitio histórico mais significativo da evolução urbana do município e por isso foi tombado pelo patrimônio histórico, cultural e ambiental pelo CODEPAC – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba em 11 de Agosto de 1989.

Informações

Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende – Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3421-2289
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.



Passarela Pênsil “Tião Carreiro” – Piracicaba

Inaugurada em 1992, com 77 metros de extensão, é de uso exclusivo para pedestres. Foi construída em ferro, é sustentada por cabos de aço e o piso é de madeira.
A passarela dá acesso ao Parque do Engenho Central pela Av. Beira Rio, de onde é possível visualizar o Salto do Rio Piracicaba.

Informações

Endereço: Av. Beira Rio, s/nº - Piracicaba/SP

Clique aqui para visualizar o mapa.


Teatro São José – Piracicaba

Foi inaugurado em 1927, projetado pelo engenheiro Orlando Carneiro e construído por Antônio Medina, com pinturas murais de Bruno Sercelli. O teatro é tombado pelo CODEPAC. 

Informações

Endereço: Rua São José, 799 – Centro – Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3422-5758
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8h00 às 18h00 e Sábados das 8h00 às 12h00.
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq – Piracicaba

Foi inaugurada em 1901 possui 56 hectares com maciços arborizados, lagos, jardins, pavilhões, centros de estudos e pesquisas.
O campus da ESALQ é tombado como Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, e inclui o Parque ‘Philipe Westin C. de Vasconcellos’, fronteiro ao Edifício Central, projetado pelo belga Arsênio Puttmans em 1907, no estilo americano de Parque Universitário.

Informações

Endereço: Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3429-4100 / 3429-4392
Página na Internet: www.esalq.usp.br
Horário de funcionamento: Diariamente das 9h00 às 17h30.
Entrada: Franca.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Catedral Metodista – Piracicaba

A igreja Metodista foi fundada, em 1881, numa casa alugada na esquina do Largo de São Benedito. Posteriormente, se mudou para a Capela Trinity, na esquina da Rua Rangel Pestana com a Boa Morte. O atual templo foi inaugurado em 1928.

Informações

Endereço: Rua D. Pedro I, 938 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3434-9655
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.



Centro Cultural Martha Watts – Piracicaba

Inaugurado recentemente no Edifício Principal e Anexo Martha Watts do IEP. O Edifício Principal foi construído em 1884, para abrigar o antigo internato feminino e salas de aula. Com a expansão do Colégio, em 1914, foi concluído o Anexo Martha Watts que compreende o Salão Nobre. Abriga um referencial importantíssimo para a comunidade piracicabana: Museu ‘Jair de Araújo Lopes’, com ambientes recriados, peças (cama, armários, utensílios, quadros, livros), maquetes ilustrativas, documentos, que contam a história da primeira escola metodista do Brasil; Memorial das Escolas Metodistas; laboratórios de conservação e restauro e café com programação cultural.

Informações

Endereço: Rua Boa Morte, 1257 - Piracicaba/SP
Telefone: (19) 3124-1889
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h00 às 17h00
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.



Usina Santa Bárbara – Santa Bárbara D’Oeste

Os primeiros passos para a construção da Usina Santa Bárbara foram dados em 1877. Em 1883 foi montado o primeiro grande engenho. Em 1899 foi inaugurada a destilaria de álcool. Em 1902, a destilaria começou a dar lugar à usina de açúcar e álcool, inaugurada em 25 de julho de 1914. Em 1995 a Usina foi desativada.
O local passou a sediar importantes eventos municipais, como a Feira das Nações – o mais importante evento popular de grande porte da cidade – e a “Festa da Negadinha”.

Informações

Endereço: Fazenda Bom Retiro, Santa Bárbara D’Oeste/SP
Telefone: (19) 3455-2473
Horário de funcionamento: Somente visitas agendadas.



1ª Igreja Batista Cemitério dos Americanos – Santa Bárbara D’Oeste

A existência do cemitério decorre de conflitos religiosos ocorridos na época. O cemitério local pertencia à Igreja Católica, que não admitia o sepultamento de não católicos. O primeiro sepultamento foi de Beatrice Oliver, esposa de um dos primeiros imigrantes a se estabelecer no Município, o coronel Oliver. Ela morreu em 1867 e não tinha onde ser sepultada em função do problema religioso. Seguindo um velho costume do Sul dos Estados Unidos, o coronel sepultou a esposa e, posteriormente, suas filhas, em terras de sua propriedade. Com o passar dos anos, ele destinou um hectare de sua terra para que as famílias americanas pudessem sepultar seus mortos.
Superada a questão religiosa, os descendentes dos pioneiros norte-americanos mantiveram a tradição do sepultamento no Cemitério do Campo, o que continua ocorrendo nos dias atuais. Cerca de 500 pessoas estão ali sepultadas. Uma entidade – a Fraternidade de Descendência Americana - é responsável pela manutenção e controle do local, que é provavelmente o único cemitério a ser palco de uma festa, realizada anualmente pelos descendentes para confraternização e manutenção das tradições.
A festa retrata costumes típicos dos Estados Unidos, danças e comidas tradicionais, com apresentações de grupos musicais voltados principalmente para o “jazz”, tradicional ritmo dos Estados Unidos.

Informações

Endereço: Estrada do Barreirinho – Bairro do Campo - Santa Bárbara D'Oeste/SP
Telefone: (19) 3626-4733

Clique aqui para visualizar o mapa.

Igreja Matriz – Santa Bárbara D’Oeste

A formação do núcleo populacional que deu origem à cidade ocorreu em volta da Igreja Matriz, cuja primeira construção aconteceu em 1818. O templo era de pau-a-pique e foi demolido para dar lugar à nova igreja, de alvenaria, inaugurada em 1918. A construção da torre começou em 1912 e também foi concluída em 1918. Com as reformas feitas ao longo dos anos, a Igreja chegou às suas características atuais, como um dos pontos de destaque arquitetônico e parte integrante da história do Município.
A primeira construção surgiu a pedido da fundadora, Margarida da Graça Martins, que doou o terreno para que ali fosse construída uma capela em louvor a Santa Bárbara. Essa doação foi consumada em 1818, ano que passou a ser considerado como de fundação do Município, que teria Santa Bárbara como padroeira. Em 16 de abril de 1839, a primeira construção foi elevada a Capela Curada. Por volta de 1875, devido a seu precário estado de conservação, o governo da província autorizou a realização de loterias para financiar a construção da nova igreja, obra que foi concluída no final do século XIX. De lá, até hoje, foram feitas várias reformas, tanto na igreja como na praça, construída posteriormente.

Informações

Endereço: Praça Rio Branco, s/nº - Santa Bárbara D'Oeste/SP
Telefone: (19) 3455-2025
Entrada: Franca

Clique aqui para visualizar o mapa.

 

Museu da Imigração – Santa Bárbara D’Oeste

Está instalado num prédio de arquitetura francesa, um dos mais antigos do Município, construído no final do século XIX para abrigar a cadeia. Com a inauguração de outra, mais ampla e moderna, na década de 1970, o prédio foi desativado. Reformado na década seguinte, recebeu o museu, cujo acervo inicial havia sido cedido pela Fraternidade Descendência Americana. A entidade desativou um museu que mantinha, na época, no Cemitério do Campo, local onde estão sepultados os pioneiros norte-americanos e seus descendentes.
O acervo recebeu novos objetos e documentos sobre a história do Município. Diversas doações foram feitas por descendentes e outras famílias de imigrantes, objetos de uso pessoal, utensílios da época, etc. Foi reaberto recentemente, depois de passar por reformas, que duraram alguns meses.

Informações

Endereço: Praça 9 de Julho – Centro - Santa Bárbara D'Oeste/SP
Telefone: (19) 3455-5082



Estação Cultural (Antiga Estação Ferroviária) – Santa Bárbara D’Oeste

A estação ferroviária central de Santa Bárbara D’Oeste, por onde trafegaram até 1976 os trens do extinto “ramal de Piracicaba”, é uma das únicas do trecho preservadas. Um convênio entre a Fundação Romi e a União, permitiu a transformação do local, preservando o antigo prédio e construindo um anexo, onde funciona a “Estação Cultural”, com várias atividades.
O projeto desenvolvido na Estação incluiu a criação de um Memorial da Ferrovia, reunindo acervos de peças de antigas estações ferroviárias, livros, revistas e DVDs sobre as ferrovias no Brasil.
Após a desativação, a estação central passou por períodos de abandono e por diferentes tipos de utilização. Na década de 90 serviu como terminal rodoviário e, posteriormente, como palco para a realização de shows.
O ramal ferroviário possuía três estações em Santa Bárbara D’Oeste, das quais uma não mais existe, no bairro Caiubi. A antiga estação foi demolida, restando apenas a plataforma e os trilhos que cortam a entrada do bairro. A primeira estação do Município – Cillos – fica no bairro do mesmo nome. A Estação Cultural mantém viva a memória dos trens, que um dia passaram pela cidade.

Informações

Endereço: Av. Tiradentes, 02 - Centro - Santa Bárbara D'Oeste/SP
Telefone: (19) 3455-4833
Entrada: Franca     

Clique aqui para visualizar o mapa.



Casarão Sertãozinho – Sumaré

O Casarão Sertãozinho é assim chamado porque foi a sede da antiga Fazenda Sertãozinho, que tinha mais de 200 alqueires. Hoje o casarão faz parte do Condomínio “Parque da Floresta”.
O casarão foi construído por volta de 1870, no tempo da escravidão, no tempo da grande produção cafeeira da região de Campinas. Trata-se de um casarão com características arquitetônicas singulares, apesar das linhas simples. Tem quase 300 metros de construção muito bem feita, “construída com tijolos, forrada e assoalhada”, como diz uma escritura de 1880. Embutidos na parede havia finos tubos de cobre, por onde circulava gás para alimentar lampiões, nos vários cômodos da casa. Em frente ao casarão havia um grande terreiro tijolado para secar café, e atrás havia um belo pomar cheio de árvores frutíferas. A água para consumo doméstico e para os animais vinha, por baixo da terra, de uma nascente situada na parte alta do terreno.
Não há registros da presença de escravos no sítio Sertãozinho, pois a escritura de 1880 se refere à venda de uma “casa de morada, casa de empregados, serra, máquina de algodão movida a vapor e outras benfeitorias”. Se houvesse escravos, o texto certamente falaria deles, pois era costume da época, os escravos serem vendidos junto com a propriedade, e isso constava na escritura de venda. Não se fala também de senzala, que sempre era nomeada no documento de compra e venda, quando havia.

Informações

Endereço: Rua Marcelo Pedroni, s/nº - Sumaré/SP
Telefone: (19) 3903-2677
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Clique aqui para visualizar o mapa.


Estância Árvore da Vida – Sumaré

Dentro do segmento de Turismo Religioso e de Eventos, a Estância Árvore da Vida é considerada o maior centro de convenções da América do Sul em recinto fechado com ar-condicionado, com área construída de 12.000 metros quadrados, vários auditórios, um deles para 10.000 pessoas sentadas, infra-estrutura de hospedagem, parques, jardins e lagos, reservados para recreação, lazer e convivência social e é capacitado para servir 5.000 refeições por hora. O local recebe aproximadamente 200.000 pessoas por ano.

Informações

Endereço: Estrada Granja Portão Pesado s/nº - Sumaré/SP
Telefone: (19) 3873-8900



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics